Quem faz alisamento precisa tomar alguns cuidados específicos quando decide alterar a cor dos cabelos. É que, como os dois procedimentos podem ser bastante agressivos, os fios podem enfraquecer, cair ou não ficarem com o efeito desejado. E uma das dúvidas mais comuns é em relação a ordem: o ideal é fazer o alisamento ou a coloração antes? E será que pode ser tudo no mesmo dia?
PINTAR OU ALISAR O CABELO PRIMEIRO? SAIBA QUAL A ORDEM CORRETA
Fazer o alisamento ou colorir o cabelo primeiro? Essa dúvida é uma das primeiras que surgem na cabeça das mulheres que apostam na química. A resposta é bem simples: como o alisamento tem substâncias químicas que podem acabar desbotando a coloração ou alterando suas nuances, o ideal é alisar os fios antes e deixar para mudar a cor depois! Caso contrário, você vai acabar aplicando o produto nos fios para nada, já que o resultado não será o esperado.
Como a rotina é corrida, aproveitar um único dia para fazer alisamento e coloração é o desejo de muitas mulheres - tanto pela praticidade quanto pela vontade de já exibirem logo um novo look completo. No entanto, como são dois procedimentos químicos que fragilizam a fibra capilar, é preciso ter cautela e avaliar se os componentes serão compatíveis antes de fazer tudo em um único passo.
Entre os diferentes tipos de alisamento, um que não oferece tantos riscos é o que é feito à base de tioglicolato de amônio, enquanto os que utilizam hidróxidos podem trazer problemas se a coloração for feita no mesmo dia. Mas, mesmo com a primeira opção, vale ressaltar que também é importante tomar alguns cuidados: o ideal é preferir as tintas semipermanentes - ou seja, que são livres de amônia - e fazer o teste de mecha para garantir que os fios realmente aguentarão os dois processos sem sofrer corte químico.
Como as colorações sem amônia são temporárias e saem dos fios ao longo das lavagens, elas atuam apenas entre as escamas em vez de abrirem as cutículas para alterar os pigmentos naturais do cabelo. Por isso, se a sua ideia é fazer um clareamento mais significativo ou pintar os fios permanentemente, a melhor opção continua sendo a versão permanente.
No entanto, além de oferecerem mais riscos de danos, essas colorações também podem ter suas nuances prejudicadas se forem feitas no mesmo dia do alisamento. O que acontece é o seguinte: com a progressiva feita um pouco antes, elas não vão conseguir penetrar nas cutículas porque o procedimento cria uma película ao redor da fibra capilar; e, se as madeixas forem alisadas depois, como já falado, a cor vai acabar desbotada.
Então, o que fazer?
O ideal é fazer o alisamento primeiro e só depois de alguns dias apostar na coloração. Se quiser um look iluminado e passar por descoloração - passo que é ainda mais agressivo para as madeixas - , a dica é esperar, no mínimo, 15 dias.
Durante essa pausa, em ambos os casos, é muito importante investir em umectações, hidratações e reconstruções para que o cabelo fique mais forte e sofra menos com os danos - sem esquecer, é claro, de fazer o teste de mecha quando for fazer a segunda etapa para verificar se ele está mesmo apto para passar por mais uma química.
Nenhum comentário:
Postar um comentário