Para aquelas que desejam ter cabelos lisos, mercado a cada dia surge coisa nova. Quando a beleza vem acompanhada das palavras praticidade e economia estas opções ganham espaço na preferência das mulheres.
Hoje em dia os recursos naturais se sobrepõem aos ingredientes químicos, e a preocupação com a saúde dos cabelos é levada em consideração. Os danos causados por processos químicos, muitas vezes irreversíveis, as mulheres também estão mais vigilantes.
A falta de tempo disponível para ir ao cabeleireiro, também por um lado ajuda essas mulheres a procurar alternativas. Com ingredientes de fácil acesso pode-se conseguir um efeito temporário de alisamento dos fios.
Receitas de alisamento caseiro
Alisamento com leite em pó e mel
Ingredientes
· 4 colheres de sopa de leite em pó integral
· 2 colheres de sopa de água
· 1 colher de sopa de mel
Modo de fazer
Misturar todos ingredientes até formar um creme consistente e uniforme. Com os cabelos limpos e secos, dividi-lo em mechas e aplicar a mistura mecha por mecha. Deixar agindo por uma hora. Após este período lavá-los somente com água.
Alisamento caseiro com açúcar
Ingredientes
· 100ml de leite integral
· 2 colheres de amido de milho
· 1 xícara de chá de açúcar refinado
Modo de fazer
Misturar os ingredientes e levá-los ao fogo mexendo sem parar até engrossar como um creme capilar. Deve-se desligar o fogo. Aplica-se o creme ainda morno após lavar os cabelo com xampu tradicional, deixando agir por duas horas. Após este período lava-se e seca-se o cabelo normalmente.
Alisamento com coco verde e aveia
Ingredientes
· Polpa de 1 coco verde
· 1 xícara de chá de leite integral
· 1 colher de sopa de farinha de aveia
· 1 colher de sopa de amido de milho
Modo de fazer
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Levá-los ao fogo mexendo até ganhar consistência de mingau. Deve-se aplicar a mistura ainda morna nos cabelos após lavagem apenas com xampu, deixando agir por duas hora. Após este período, lava-se o cabelo com bastante água.
Alisamento caseiro vintage: se joga na touquinha da vovó!
A touca no cabelo é um método muito antigo, da época das nossas avós e até mais longe, por isso o nome. Apesar de ser uma técnica que veio do passado, funciona super bem.
1- Lave bem, hidrate e condicione o seu cabelo com os produtinhos que você costuma usar.
2- Aplique um leave-in e deixe o cabelo secar naturalmente.
3- Depois de secos, use um óleo reparador nos fios para selar as cutículas e evitar o frizz.
4- Penteie muito bem o cabelo com uma escova macia.
5- Divida o cabelo pelo meio, escolha um dos lados e traga a parte de trás para frente, enquanto segura os fios frontais para o alto.
6- Prenda os fios que você trouxe de trás ao redor da parte frontal da sua cabeça usando grampos.
7- Faça o mesmo procedimento com a mecha do outro lado.
8- Sabe aquela mecha que ficou solta? É só passá-la em volta da cabeça também e prender com grampos, assim como as outras.
9- Depois, coloque uma touca de tecido, ou uma meia-calça, deixando-a bem presa à cabeça.
10- Vá dormir e, quando acordar, retire a touca e os grampos com cuidado. Caso tenha feito durante o dia, lembre-se de deixar a touca por um longo período para que o efeito seja melhor.
Dicas: as mechas precisam estar bem rentes e bem presas à cabeça quando for realizar o procedimento, ok? Os dentinhos dos grampos também devem ficar sempre para baixo, evitando o cabelo marcado ao final do procedimento.
Alisamento caseiro com arroz: sim, você leu direito!
Essa receita combina farinha de arroz e clara de ovo que, juntos, fortalecem a raiz do fio e combatem o frizz, deixando o fio bem lisinho. Ah, também é uma ótima aliada contra a oleosidade em excesso. Vamos aprender como fazer?
1- Separe e bata uma clara de ovo com um garfo.
2- Misture-a em um recipiente com 5 colheres de farinha de arroz e mexa muito bem.
3- Divida o cabelo em mechas e aplique a mistura em cada uma delas, do comprimento às pontas.
4- Depois da aplicação, penteie os fios e prenda-os dentro de uma touca por uma hora.
5- Enxágue muito bem e lave com shampoo.
6- Depois de enxaguar, finalize com o condicionador, aguarde o tempo indicado na embalagem e enxágue mais uma vez.
É seguro fazer alisamento caseiro?
Pesquisando na internet encontrei esse texto muito interessante: De acordo com a Dermatologista Dra. Alessandra Drummond, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a utilização de ingredientes como mel, amido de milho, leite e açúcar não faz mal algum para a saúde capilar.
Sua única ressalva seria a de que o uso frequente destes recursos naturais podem estimular a dermatite seborreica, e que sua utilização promove apenas um relaxamento temporário e não um alisamento definitivo. Dra. Alessandra ainda alerta o perigo da utilização de produtos químicos em domicílio, orientando a necessidade de acompanhamento com profissionais habilitados.
Vale destacar que o alisamento caseiro pode não apresentar o mesmo resultado nos diferentes tipos de cabelos, e que o processo químico tem um resultado mais duradouro, porém devido ao alisamento caseiro ser realizado com produtos naturais, este não danifica tanto os fios quanto o alisamento em que são utilizados compostos químicos.