A pele seca e áspera dos pés pode ser mais do que um problema estético. Seu pé possui um sistema musculoesquelético complexo que dá suporte a todo seu corpo ao longo da vida. Ao cuidar dos seus pés você ajuda a reduzir a chance de dores nos joelhos, quadris e costas, além de fazer com que eles fiquem incríveis em sandálias abertas. Existem diversos tratamentos que você pode usar para tratar a pele seca e áspera dos seus pés. Caso não obtenha sucesso depois de algumas semanas, você poderá precisar consultar um médico para que ele avalie o seu problema. Em geral, problemas de pele áspera e seca que não estejam relacionados a outras condições de saúde podem ser tratados com sucesso em casa.
Cuidando dos seus pés
Deixe seus pés de molho. Embora passar muito tempo em piscinas com cloro ou banheiras com água quente não faça bem para a sua pele, deixar seus pés de molho por 15 minutos antes de hidratá-los e esfoliá-los ajuda a melhorar o aspecto de pés ressecados. Uma vez que seus pés estiverem curados e não apresentarem mais o aspecto áspero e ressecado você não irá mais precisar deixá-los de molho para trata-los.
Longos molhos em água quente retiram os óleos naturalmente presentes na pele e reduzem a sua hidratação, todos esses fatores contribuem para o ressecamento da pele, portanto limite o tempo em que irá deixar seus pés de molho.
Não deixe seus pés de molho por mais do que três vezes por semana, ou você estará contribuindo com o ressecamento da sua pele ao invés de tratando-a.
Você pode fazer diferentes misturas para deixar seus pés de molho, como por exemplo:
Uma mistura de bicarbonato de sódio, água, e algumas gotas de vinagre em um balde de água quente.
Sabão neutro (perfumado, caso deseje) em um balde de água morna.
Meia xícara de saís Epson em uma banheira de água morna.
Um quarto de xícara de vinagre em um balde de água morna.
Um quarto de xícara de suco de limão que irá dissolver a pele morta e ressecada.
Esfolie. A esfoliação mecânica é a remoção da camada superficial de pele morta para tratar as camadas inferiores. Você pode usar pedra-pomes, escovas duras e buchas após amolecer a camada superficial de pele deixando seus pés de molho.
Pedras-pomes podem ser encontradas em farmácias e grandes lojas de departamentos.
Você não precisa de um tipo específico de escova dura. Até mesmo escovas de uso doméstico funcionam contanto que você não as use para outras funções.
Deixar seus pés de molho por 15 minutos, ou tomar um banho morno, antes de esfoliá-los são boas ideias.
Hidrate. Uma vez removida a camada de células mortas, é a hora de devolver a hidratação a sua pele. Hidrate imediatamente após o banho ou molho usando produtos que não possuam álcool em sua composição. Alguns hidratantes funcionam criando uma camada que aprisiona a umidade da sua pele, mantendo assim a hidratação, enquanto outros funcionam penetrando até as camadas mais profundas da pele.
Cremes densos, tais como Eucerin e Cetaphil, funcionam aprisionando a umidade da sua pele. Produtos com lanolina também funcionam dessa maneira. Óleo de olive também possui esse efeito, e pode ser encontrado facilmente na sua cozinha. Use uma pequena quantidade, esfregando e massageando sobre a pele.
Outros hidratantes são absorvidos pela pele e tem a sua ação sobre a camada dérmica. Óleo de coco é um óleo com diversos efeitos benéficos, incluindo suas propriedades bactericidas e antifúngicas. Use em seus pés para obter hidratação, melhora em áreas rachadas e proteção contra infecções.
Produtos a base de álcool podem ter a aplicação menos “melecada”, mas o álcool irá ressecar mais rápido a sua pele.
Depois de hidratar a sua pele, coloque um par de meias de algodão nos seus pés para reduzir a probabilidade de escorregar e cair, e manter o hidratante nos seus pés.
Procure um médico. Caso não obtenha melhora com esses remédios, você pode precisar procurar um médico. Você poderá ser examinado para hipotireoidismo caso sua pele ressecada se estenda também aos seus braços e pernas.
Caso sua pele ressecada seja resistente aos métodos de hidratação caseiros, seu médico poderá indicar produtos que contenham ácido lático e ureia. Esses ingredientes ajudam a pele a manter-se mais hidratada.
Casos mais sérios podem precisar da prescrição de cremes para reduz as chances de rachaduras na pele devido ao ressecamento.
Faça mudanças no seu estilo de vida
Mantenha-se hidratada. Sua pele utiliza a hidratação do seu corpo para manter-se hidratada e nutrida. Quando você fica desidratada, a água do seu corpo é usada para suprir funções vitais, como fluxo sanguíneo, antes de ser usada na pele. Tomando ao menos oito copos de água por dia, a pele do seu corpo se manterá hidratada.
Tente evitar o consumo de bebidas que contenham álcool ou cafeína sempre que possível uma vez que elas podem aumentar a sensação de coceira de pés secos.
Fique atento para possíveis efeitos colaterais das medicações que tomar.Diuréticos, usados para reduzir a quantidade de água no corpo e retinóis de uso oral ou tópico usados no tratamento da acne podem causar ressecamento temporário da sua pele.
Caso os efeitos colaterais persistam por mais de duas semanas, converse com seu médico sobre a possibilidade de mudar sua medicação.
Use meias de algodão. Meais de algodão permitem que a pele dos seus pés respire e sequem caso você sue. Manter o suor em contato com a sua pele resseca seus pés.
Troque suas meias diariamente após suar (depois de uma caminhada, ou de se exercitar). Lave suas meias após cada uso.
Durma de meias depois de passar hidratante nos seus pés.
Use meias que permitam que seus pés respirem. Evite usar o mesmo par de meias por mais de um dia. Seus pés precisam respirar para manter a hidratação, portanto tente usar sandálias abertas durante o verão ou sapatos ventilados. Durante o inverno, evite usar botas pesadas em ambientes internos, ao invés disso leve consigo um par de sapatos mais ventilados para poder trocá-los.
Evite sabonetes agressivos. Sabonetes agressivos não irão deixa-lo mais limpo do que sabonetes suaves. Entretanto, eles “secam” a sua pele e deixam-na suscetível ao ressecamento. Sabonetes agressivos eliminam as gorduras da sua pele, deixando sua pele repuxada e ressecada.
Dermatologistas costumam recomendar o uso de sabonetes com altas concentrações de glicerina. Você pode encontrá-los a venda em farmácias e lojas de produtos naturais.
Use água morna no banho ou banheira. Ao invés de tomar banhos quentes, mantenha a água em temperatura morna e limite o seu tempo de banho a apenas dez minutos. Água quente e baixa umidade do ar reduzem a umidade da sua pele, deixando sua pele ressecada e repuxada.
Uma boa regra para a temperatura dos seus banhos é escolher uma temperatura confortável, mas que não deixe sua pele vermelha.
Entenda a importância dos cuidados com seus pés
Saiba as funções da sua pele. Sua pele, o maior órgão do corpo humano, é resistente e elástica. O trabalho dela é proteger o seu corpo de bactérias, vírus e fungos. Quando sua pele se orna rachada, ela permite a entrada desses organismos infeciosos no seu fluxo sanguíneo. Além disso, sua pele tem função termorreguladora, ou seja, ela mantém a temperatura ideal de funcionamento do seu corpo.
Sua pele é sensível, e isso permite que você sinta diferentes sensações que serão interpretadas pelo seu cérebro. Não existem áreas insensíveis ao toque em seu corpo, inclusive nos seus pés.
Novas células de pele são formadas todos os dias. Seu corpo elimina entre 30,000 e 40,000 células de pele por dia. A camada de células mortas se encontra entre a 18a e 23a camadas da pele.
Sua camada externa da sua pele é composta por células mortas e é chamada de epiderme. Essa área da sua pele é muito fina em algumas partes do seu corpo, como nas pálpebras, e grossa em outras, como na sola dos pés. Quando as células de pele velhas saem, uma nova camada está embaixo.
Diagnostique pés ressecados e ásperos. O ressecamento da pele é chamado de xerose. Sua cor parecerá mais clara do que no restante do pé e será áspera ao toque. Você poderá perceber:
Coceira
Rachaduras
Vermelhidão
Fissuras (profundas) no calcanhar
Descascamento
A maior parte do contato com o solo é feita pelos seus calcanhares e pela bola do pé, portanto é deles a maior probabilidade de se tornarem ressecados. Isso aumenta a chance de rachaduras e descascamento.
Entenda as causas de pés ressecados. A pele da sola dos seus pés pode se tornar ressecada por diversos motivos, incluindo:
“Idade”: sua idade e variações hormonais causadas pela idade (devido à menopausa) faz com que sua pele perca elasticidade e gordura, o que aumenta o risco de ressecamento da pele.
“Clima”: viver em climas secos pode reduzir a hidratação da sua pele e causar ressecamento da sua pele. Além disso, o uso de ar condicionado remove a umidade do ar, reduzindo a hidratação natural da pele. O clima de inverno também é prejudicial a sua pele.
“Doenças de pele”: dermatite e psoríase são duas doenças de pele que podem causar o ressecamento da pele nas áreas afetadas.
“Cloro”: nadar ou fazer imersões em água com altas concentrações de cloro pode causar a redução da hidratação natural da sua pele.
“Doenças”: pessoas com diabetes frequentemente sofrem com o ressecamento da pele dos seus pés, o que aumenta o risco de infecções. A má circulação sanguínea pode ocasionar uma redução na hidratação das células da pele e aumentar o risco de complicações. Caso você tenha diabetes e pés secos, procure um médico ou podólogo para dar aos seus pés o cuidado de que eles necessitam.
Previna o ressecamento. Prevenção é sempre o melhor remédio. É mais fácil manter seus pés bem cuidados do que reverter os efeitos da pele ressecada e áspera. Aqui estão algumas dicas para manter a pele dos seus pés saudável e macia:
Com o passar da idade, cuide dos seus pés, usando os tratamentos descritos anteriormente.
Tome cuidados extras com a pele dos seus pés caso você nade em piscinas deixando-a ressecada.
Tome banhos curtos. Prefira banhos de chuveiro a banheira para reduzir a chance de diminuir a umidade natural da sua pele. Sempre hidrate sua pele (com hidratantes sem álcool) depois de cada banho.
Caso sofra com dermatite e psoríase, tome cuidado especial com a pele dos seus pés para reduzir a chance de rachaduras e descascamento.
Caso tenha diabetes, avalie seus pés toda noite antes de ir dormir e procure por rachaduras. Você pode reduzir o risco de desenvolver complicações relacionadas ao diabetes tomando os devidos cuidados com seus pés.
Dica
CICATRIPÉ YOU
Relatos de uma garota que sofreu bastante com o seu lindo pézinho, sofro muito com a minha pele do pé seca, não só a do pé, como do cutuvelo também. Descobri o CICATRIPÉ YOU meses atrás e ele se tornou meu produto favorito para hidratar áreas extremamente ressecadas.
Já lhe aconteceu de você ficar com rachaduras nos pés (calcanhar) mesmo quando você cuida deles diariamente?
Estou usando o CICATRIPÉ YOU, esse produto é muito hidratante e cicatrizante, contém extratos de plantas medicinais, ideal no tratamento de fissuras e asperezas da pele.
Hidrata a pele de regiões naturalmente ressecadas, como cotovelos, mãos e pés.
Surgiu de uma combinação perfeita de ingredientes clássicos, resultando não apenas num bom hidratante, mas num pequeno milagre. O processo único e singular da formulação de CICATRIPÉ atinge um resultado extremamente superior a tudo o que existe quando se fala em hidratação da pele de algumas regiões do nosso corpo.
Este maravilhoso creme tende a deixar a pele profundamente hidratada, melhorando visivelmente seu aspecto, trazendo de volta sua elasticidade natural e deixando-a deliciosamente macia, lisa e saudável.
O resultado pode ser percebido principalmente em regiões mais afetadas pelo ressecamento, como pés, mãos, cotovelos, joelhos, fissuras, queimaduras, asperezas e rachaduras da pele dos pés.
Avisos
A importância dos cuidados com seus pés é vital caso você seja diabético. O diabetes reduz a eficiência da circulação sanguínea nos pés. Isso significa que uma pequena rachadura ou corte são suficientes para causar uma infecção que não curará facilmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário