segunda-feira, 27 de maio de 2019

Progressivas


A transformação da textura dos fios crespos em lisos ”as chamadas progressivas” está entre os procedimentos mais requisitados nos salões de beleza. Porém, escova progressiva e queda de cabelo muitas vezes andam juntas, já que o tipo de produto, a habilidade do profissional e as condições dos fios são primordiais para um bom resultado.
As escovas progressivas a base de aldeídos, como o formol, o ácido glioxílico ou o glutaraldeído, causam o enfraquecimento das madeixas, fazendo-as caírem. E os perigos não param por aí. Os aldeídos podem ser considerados, ainda, cancerígenos, já que o uso deles pode irritar o nariz e a garganta, assim como intoxicar a medula óssea.
Deste modo, os clientes e os profissionais dos salões colocam a saúde em risco apesar de usarem máscaras, pois o formol se trata de uma molécula extremamente volátil.


Qual é a quantidade permitida de formol?
O formol, também conhecido como formaldeído, é a menor molécula da família dos aldeídos. Ele é capaz de fazer uma impermeabilização na qual os cabelos ficam com aspecto envernizado e permanecem lisos por dois a quatro meses.
Na concentração permitida pela Anvisa, o formol pode ser usado a 0,2% (como conservante), entretanto, nessa concentração ele não tem a capacidade de alisar os fios. 

Escovaprogressiva e queda de cabelo, como evitar a relação?
Vale ressaltar que a maioria das mulheres ama o resultado e não abre mão do procedimento com formol. Mas e se o resultado acabar com os fios e fazê-los cair, o que fazer? Nessa situação, seus cabelos merecerão cuidados intensivos, ou seja, não economize no shampoo e no condicionador, essenciais na recuperação.
Já as máscaras, que devem ser específicas ‘para esse tipo de situação, precisam ser aplicadas no comprimento e nas pontas. A frequência do uso de máscaras somente poderá ser indicada por cabeleireiro experiente.

Estou com irritação no couro cabeludo por ter feito progressiva?
Ao fazer uma escova progressiva com uma quantidade de formol a mais do que o liberado pela Anvisa, você aumenta o risco de ter irritação no couro cabeludo e queda de cabelos.
Assim como essa molécula enrijece os fios, em excesso ela impede que a água, os aminoácidos e outros nutrientes penetrem nos cabelos. E isso fica ainda mais drástico quando se trata de madeixas danificadas, desidratadas ou que passaram por outras químicas.
É válido consultar o profissional para sugerir as maneiras de hidratar e preparar os fios antes de qualquer escova progressiva, pois o estado em que se encontram os cabelos conta muito no resultado do procedimento e também nas consequências que ele possa causar.
Caso a queda de cabelo ou a descamação do couro cabeludo estejam anormais, consulte um dermatologista o quanto antes para que ele sugira as melhores maneiras de reverter a situação.

Tratamentos que podem substituir a escova progressiva

Há alternativas para que os cabelos fiquem radiantes sem a necessidade do formol. O mercado da beleza está sempre se inovando com tratamentos para todas as necessidades.

Escova de Ácidos
A Gol Spell vem muito anos pesquisando um tratamento que ao mesmo tempo que cuide dos cabelos alise e alise tão bem quanto as progressivas comuns, porém sem danificar os fios prejudicar a saúde de quem faz o procedimento, com isso criou a escova de ácidos GOLD LISOS,  é uma escova progressiva totalmente sem formol, desenvolvida para ser aplicada em casa, no salão.

Igualmente à selagem, este tratamento também tem o objetivo de fechar as fissuras dos fios por meio da reposição dos nutrientes. E este é mais um procedimento que permite sair do salão de beleza com os cabelos lisos, brilhantes, sedosos e com uma aparência natural.
Ao contrário da definitiva e essas outras escovas a Gold Lisos da Gold Spell não altera a estrutura do fio, dura duram tanto tempo. 
A manutenção pode variar entre dois a quatro meses, de acordo com a textura das suas madeixas. É perfeita para as que querem reduzir o volume, sem chapar demais os fios. Além disso, em cacheadas ou crespas, a Gold Lisos da Gold Spell deixa as ondas mais soltas e definidas.

É preciso ficar três dias sem lavar os cabelos?
Mito: Os cabelos podem e devem ser lavados normalmente logo após o fim do procedimento. 
Não se deve fazer escova progressiva em cabelos coloridos?
Verdade: Não é recomendável, porque as chances de quedas são grandes. Porém, se for arriscar, deve haver um espaço de tempo entre os dois procedimentos (alisamento e a tintura ou descoloração), para não prejudicar ainda mais os cabelos.
A progressiva hidrata os cabelos?
Mito: A função do procedimento é envernizar os fios. Caso queira unir nutrição com fios alisados, opte por outra técnica, como a Selagem Capilar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário